Acerca da existência deste Blog...

A existência deste Blog é devido aos muitos pedidos de colegas e professores para a difusão dos temas abordados em sala de aula, com ênfase em filosofia, sociologia, psicanálise e outros tantos temas que desencadeiam uma masturbação cerebral, e que com sorte proporcionará um orgasmo múltiplo nas cabeças pensantes dos alunos mais concêntrados.
Sem mais....
Anderson Porto

4.11.11

Aos que se vangloriam com seu Ensino Superior.



Acerca da guerra que esta ocorrendo nas universidades...

Será que podemos chamar de superior mesmo? Sempre vi a Universidade como um lugar que agrega uma pluralidade de conhecimentos, de idéias, um lugar onde Exatas,  Humanas e Biológicas têm a oportunidade de serem confrontadas com seu oposto e assim desenvolver a intelectualidade de uma pequena casta de jovens mais favorecidos financeiramente. Isto geraria, consequentemente o desenvolvimento das produções científicas, sejam elas teóricas ou práticas que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas que exercem outras atividades, nos mais diversos setores da sociedade.
Porém, se você também tem esta visão, estaremos transferindo nosso empreendimento para o mundo do fantástico.

O descaso com o ensino público é alarmante, seja pela falta de estrutura, seja pela mentalidade dos alunos. Estes, que em sua maioria seguem uma vertente de pensamento que gosto de chamar de Anti-Intelectualismo, no qual todo  tipo de curiosidade ou interesse por qualquer aspecto de uma possível erudição, é visto como depreciativo (sou só eu, ou mais alguém vê a contradição aqui?)

O ensino no Estado,por exemplo.
Estudo na Escola Estadual Samuel Wainer,ontem eu fiz uma prova de fechamento de bimestre, só que  nos ultimos 2 bimestres eu não tive professor de Matemática, Artes, e em outras disciplinas.
Tudo bem, a direção da escola arrumou um professor de ultima hora, mas a defasagem que tive com quase 4 meses sem aulas me prejudicou bastante.
E os "alunos", é claro, ficaram todos felizes durante esse período, pois tinhamos de 3 a 4 aulas vagas por dia!!!!
E os professores que ainda restavam, falharam com a sua missão.
Foram poucos os que honraram sua profissão, alguns professores entram na sala de aula mais para inflar o seu ego do que para transmitir conhecimento.

Bem, sobre o ensino superior privado acho que não preciso falar nada né?
É só ligar a maldita TV e assistir a verdadeira guerra que esta acontecendo nas universidades.
A intolerância, a infantilidade acadêmica, a castração da liberdade de pensamento ou de expressão são somente alguns exemplos . Isso porque eu não quero aprofundar a idéia da lógica de mercado entremeando essas pequenas fábricas de diplomas.

Este é o nosso "Admirável Mundo Novo!" onde no Ensino Superior, as pessoas simplesmente esqueceram coisas como respeito, tolerância, ética,pois hoje o que nós vemos é muito diferente.
Um mundo no qual a alienação, o distanciamento do acervo de conhecimentos históricamente estabelecidos nos conduz a cometer os mesmos erros de novo, e de novo, e denovo.