Acerca da guerra que esta ocorrendo nas universidades...
Será que podemos chamar de superior mesmo? Sempre vi a Universidade como um lugar que agrega uma pluralidade de conhecimentos, de idéias, um lugar onde Exatas, Humanas e Biológicas têm a oportunidade de serem confrontadas com seu oposto e assim desenvolver a intelectualidade de uma pequena casta de jovens mais favorecidos financeiramente. Isto geraria, consequentemente o desenvolvimento das produções científicas, sejam elas teóricas ou práticas que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas que exercem outras atividades, nos mais diversos setores da sociedade.
Porém, se você também tem esta visão, estaremos transferindo nosso empreendimento para o mundo do fantástico.
O descaso com o ensino público é alarmante, seja pela falta de estrutura, seja pela mentalidade dos alunos. Estes, que em sua maioria seguem uma vertente de pensamento que gosto de chamar de Anti-Intelectualismo, no qual todo tipo de curiosidade ou interesse por qualquer aspecto de uma possível erudição, é visto como depreciativo (sou só eu, ou mais alguém vê a contradição aqui?)
O ensino no Estado,por exemplo.
Estudo na Escola Estadual Samuel Wainer,ontem eu fiz uma prova de fechamento de bimestre, só que nos ultimos 2 bimestres eu não tive professor de Matemática, Artes, e em outras disciplinas.
Tudo bem, a direção da escola arrumou um professor de ultima hora, mas a defasagem que tive com quase 4 meses sem aulas me prejudicou bastante.
E os "alunos", é claro, ficaram todos felizes durante esse período, pois tinhamos de 3 a 4 aulas vagas por dia!!!!
E os professores que ainda restavam, falharam com a sua missão.
Foram poucos os que honraram sua profissão, alguns professores entram na sala de aula mais para inflar o seu ego do que para transmitir conhecimento.
Bem, sobre o ensino superior privado acho que não preciso falar nada né?
É só ligar a maldita TV e assistir a verdadeira guerra que esta acontecendo nas universidades.
A intolerância, a infantilidade acadêmica, a castração da liberdade de pensamento ou de expressão são somente alguns exemplos . Isso porque eu não quero aprofundar a idéia da lógica de mercado entremeando essas pequenas fábricas de diplomas.
Este é o nosso "Admirável Mundo Novo!" onde no Ensino Superior, as pessoas simplesmente esqueceram coisas como respeito, tolerância, ética,pois hoje o que nós vemos é muito diferente.
Um mundo no qual a alienação, o distanciamento do acervo de conhecimentos históricamente estabelecidos nos conduz a cometer os mesmos erros de novo, e de novo, e denovo.

